Slide Cabeçalho

Menu

30/11/2013

E o campismo continua crescendo.

Saudações a todos os barraqueiros de plantão. 

Uma vez escrevi uma matéria sobre o Campismo no Brasil pela visão do Camping & Família. E hoje tenho visto coisas que comprovam cada vez mais o que disse aquela ocasião. O campismo no Brasil acordou e esta crescendo. Trata-se de uma teoria (minha), baseada em três pilares, três seguimentos:

Camping - Equipamentos - Campistas. 

Recentemente tenho acompanhado notícias, grupos de campistas em redes sociais em ambos os seguimento é fácil de identificar a mudança de comportamento do do mercado e das pessoas, e se você acompanha nosso blog então você mesmo pode perceber isso nas matérias e relatos que aqui estão presente.

A baixo vou exemplificar essas mudanças fundamentando com acontecimentos, textos e artigos presentes no nos blogs e comunidades de redes sociais. 
  
O CAMPISTA:

Um índice claro da mudança do perfil do campista esteve presente no último Encontro dos Blogs Campistas. (você pode ler mais sobre isso aqui, aqui também e nesse texto aqui). Um evento com aproximadamente 150 pessoas onde não houve um problema, nenhum som ligado, nem mesmo um radio de pilha, nenhum bêbado exaltado, nenhuma briga, nenhuma gritaria, apenas famílias com muitas crianças curtindo a natureza se respeitando e confraternizando. Um exemplo claro de que o campistas bagunceiro e desrespeitoso está sumindo. 

Outro índice que mostra a mudança na postura do campista são os grupos relacionados ao campismo nas redes sociais e a quantidade de blogs que tratam do assunto com muita responsabilidade que crescem em acessos e participantes de forma assustadora. E notável a postura dos participantes, todos empenhados e discutir sobre os assuntos pertinentes a fim de melhorar o campismo no Brasil.

OS EQUIPAMENTOS:

A quantidade de novas marcas e equipamentos de qualidade que estão chegando ao nosso mercado esta crescendo e não pense que são "porcarias" importadas da china para enrolar nossos campistas, são produtos de altíssima qualidade. Um exemplo que comprova isso também esteve presente no Encontro dos blogs campistas. Trata-se da quantidade de barracas de alta qualidade que transformaram a paisagem do camping em uma verdadeiro show. Outro indicador também presente no encontro foram os prêmios oferecidos pela marca Quechua, só produtos TOP de lançamento no mercado.

Também pudemos perceber a mudança em relação aos equipamentos nos infindáveis bate papos nos grupos (citados à cima), onde amigos divulgaram lançamentos de barracas novas por muitas marcas tradicionais no mercado brasileiro e também o relato de colegas que não encontram mais modelos de barracas recém chegadas ao Brasil nas prateleiras das lojas, como o caso da T6.2 XXL Air.

OS CAMPINGS:

À mais de 20 anos a decadência do campismo Brasileiros vem acompanhada de campings fechando suas portas, mas recentemente esse cenário também esta mudando. Nos últimos dias tenho acompanhado notícias que também mostram mudanças significativas nesse setor. Isso mesmo, novos campings estão surgindo e campings antigos passando por reformas para acompanhas as mudanças exigidas pelo mercado.

Bom pessoal esses são alguns indícios de que o nosso campismo esta se transformando para algo melhor e depende de nós continuarmos com isso.

Grande abraço à todos.

Ricardo & Família.


21/11/2013

Lançamentos de barracas.

Fala pessoal, como vão.

Outro índice que nos mostra o crescimento do campismo no Brasil é o lançamento de produtos novos no mercado. Isso mostra que os fabricantes (importadores), estão atento às necessidades dos consumidores e trazendo produtos para nos atender. 

No Brasil a oferta de barracas era bem restrita até à bem pouco tempo a trás. O modelo que dominava eram as iglus. Desses, é possível encontrar uma variedade de marcas, cores, tamanhos e qualidades muito grande. Para aqueles que queriam uma barraca maior, para família, a única opção eram as bangalôs, grandes, pesadas, desajeitadas, etc.  

De tempos para cá marcas novas com modelos maiores e diferentes começaram a aparecer e ganharam a atenção do campista aqui da terrinha, como as barracas da Quechua que falamos muito aqui no blog. Como nas leis do mercado tudo que é novo e altera os padrões atuais faz com que a concorrência se mova para correr a trás do prejuízo.  

Hoje vou falar de duas grandes barracas recém chegadas. Grande no sentido real da palavra.

A primeira é da Guepardo, marca que vem ganhando seu espaço no mercado com produtos de qualidade e acabou de lançar a barraca Family Titan 6+6.






Uma gigantona de 4,60 (comprimento) x 3,00 (largura) x 2,15 (altura), com capacidade para até 12 pessoas, bem arejada com telas mosqueteiras e coluna d'água de 2000mm². Ideal para famílias e camping estruturado.

A outra que acaba de sair do forno também é uma grandona,trata-se da Arizona GT 9/10 da Nautika.








Trata-se de uma iglu gigante no estilo da Zeus da Guepardo, porem aprimorada. Toda sua área interna é separada da lona externa e com muitas telas mosquiteira, o que permite ao campista remover a lona superior durante o dia e dessa forma ter uma ventilação muito maior. Outro item interessante é a parede que separa o quarto da sala que pode ser removida e virar uma barraca única. Mesmo com a lona superior ela oferece duas portas e duas janelas para uma melhor ventilação. Os tensionadores já seguem a tendência das barracas na Europa e são de cor laranja para facilitar a visão noturna.

Vamos aos números dessa belezinha: 5,30 (comprimento) x 2,45 (largura) x 2,05 (altura) e coluna d'água de 2000mm².

Definitivamente são duas barracas com muito potencial. Estou realmente muito ansioso para encontrar elas nos gramados a fora e poder conhece-las de perto. 

É isso ai. Até a próxima.

Abraços.

Ricardo & Família

04/11/2013

IV Encontro dos Blogs Campistas - O evento - Parte 2

Continuando...

A tardinha A Lys agitou uma brincadeira deliciosa no gramado em frente à piscina. Momento lúdico com muita magia e fascinação das crianças brincando com tinta comestível e se lambusando da cabeça aos pés. Não pense que os adultos ficaram de fora disso, teve até guerra de tinta no final. 


 

 
 




 



 

Enquanto isso lá no QG começamos à preparar o local do churrasco comunitário, montar o stand do sorteio e ajustar os últimos detalhes de tudo. O melhor de tudo foi ver a reação das pessoas que passavam pelo QG se deparando com os prêmios.



 

A noite chegou, nossos churrasqueiros voluntários colocaram fogo na churrasqueira e aos poucos o pessoal foi chegando, cada família por vez, com suas cadeiras e seu coolers e em pouco tempo estavam todos ali. Durante a comilança as senhas para o sorteio e a cartela do bingo junto com os brindes foram distribuídos e para descontrair eu e o Tiago pegamos o violão e o rock e pop nacional rolou solto. A galera cantando junto foi de mais, o coral estava de parabéns.

 







Às 22:00 demos início aos sorteios. Primeiros presenteamos as duas pessoas que vieram de mais longe para prestigiar nosso evento. 

Bernardo Augusto de Belo Horizonte, ganhou as cachaças.
O Andry de Jaragua do Sul - SC, ganhou uma lanterna.
 
Depois de explicar as regras do sorteio e do bingo demos início e os corações começaram a bater mais forte pelos prêmios principais. 

A Elaine Amaral levou a Ecobag feita pela Ciranda Artesanato e a Roberta Palareti ficou com a bandeja feita pela Paule e o Edson da Arte e Musica
O Maurício Frust ficou com uma lanterna e o ?????? com outra.
Olha ai, o pessoal da Galera do Camping e o Eduardo do blog Camping com Criança ganharam lanternas.
 

O Luciano Tavares do blog família do pitoco faturou a camiseta do FUI Acampar.

A Verônica ficou com uma diária para casal no camping Fazenda das Pedras.



O Marcelo da Blog Barraca Voadora levou o Colchão Insulflável 70 da Quechua.
A Kelly e a Takita do Blog Livre Como a Borboleta ganharam a Cabine 2 seconds e o Chuveiro da Quechua.
O David Jr arrematou o Sleepinbed de solteiro da Quechua


Olha ele ai de novo, Luciano Tavares ficou com o Móvel de Arrumação da Quechua.
O Edson e a Paula do blog Nozes e a Barraca levaram o móvel de cozinha da Quechua.

O Gera do blog Camping & Adventure ficou com a barraca 2 second fresh II da Quechua
Márcio de Sorocaba ganhou o Sleepinbed 140 da Quechua

Olha ai a turma do blog Galera do camping de novo faturando a 2 seconds XXL IIII Illumin Fresh da Quechua.
Depois desses prêmios maravilhosos chegou a hora do prêmio mais esperado e desejado da noite a barraca T6.2 XL Air. Para aumentar a tensão e o desespero da galera resolvemos fazer um bingo valendo apenas a cartela cheia. E a cada número sorteado o coração batia mais forte, eu cheguei perto mas não era minha noite. Duas fichas empataram a do Nego e da Maitê filha da Meire então a decisão foi tirada no maior número e a Maitê faturou esse prêmio incrível.




    
Depois disso a noite continuou com muito churrasco, violão e conversas campistas e aos poucos o pessoal foi se recolhendo cansados depois de um dia com tantas emoções.






"O Quarteto Fanático"
No domingo muitos amigos levantaram cedo e desmontaram suas barracas e foram embora, e durante todo o dia o camping foi ficando vazio. Os que ficaram até o fim ainda rolou mais um churrascão comunitário (esse não foi programado), e uma foto no final com todos juntos.



A tristeza de ter chegado ao fim tomou conta mas a felicidade dos momentos vividos ali ficarão para sempre nas nossas lembranças. 

Um grande abraço à todos. 

Ricardo & Família