Slide Cabeçalho

Menu

13/05/2012

Acampando no frio.


Olá amigos campistas como vão.

Quando essa época do ano chega o meu “acampometro” (vou patentear esse termo), fica a no nível máximo da vontade de acampar. Os dias de outono pra mim são perfeitos, as chuvas diminuem, a vegetação começa a secar acrescentando tons de marrons, beges e vermelhos às paisagens e o céu fica mais azul do que nunca. Mas o que realmente gosto é do clima. Noites frias ótimas para tomar umas bebidinhas quentes e bater papo com os amigos, e se o camping permitir, tudo isso ao pé de uma fogueira. E os dias ainda trazem temperaturas amenas que nos permite fazer trilhas, visitar cachoeiras e como de costume fazer os tradicionais churrasquinhos.

Porem gosto não se discute e muitos campistas correm do frio nessa época, guardam seu equipamento até que as temperaturas voltem a subir no próximo verão. Mas acho importante que formemos nossa própria opinião a través da vivência e da experiência, por isso se você é um campista novo não deixe de acampar no frio, pois você pode gostar como eu. Mas é claro que um acampamento com temperaturas baixas deve ser preparado com cuidado para que essa não seja uma experiência ruim e traumática alem de poder acarretar uma gripe ou até mesmo uma pneumonia.

Muitos sites e blogs trazem informações importantes para acampadas no frio, mas colocarei a baixo algumas que considero básicas e importantes para CURTIR o frio e não enfrenta-lo.

Colocar jornal, papelão, isolante térmico, palha, etc. embaixo do local onde irá dormir. Sim, é fato que existe uma grande umidade que sobe do chão à noite, o que ajuda a piorar o frio, e qualquer coisa que nos ajude a isolar e diminuir o contato do nosso corpo com o chão vai melhorar bem a sensação térmica na hora de dormir. O detalhe é que para esse isolamento ter uma função positiva ele deve estar entre a lona e o colchonete (ou saco de dormir), e não em contato direto com o solo, pois assim ele vai absorver a umidade e perderá o propósito.


Outro detalhe é que esse procedimento não é totalmente eficiente quando usado colchão de ar. O ar dentro do colchão é frio e o isolamento com o chão não vai ajudar muito. Nesse caso o melhor é ter um bom isolamento entre o seu corpo e o colchão. Sugiro duas alternativas, um bom saco de dormir (veja o post sobre a escolha do saco dedormir clicando aqui), ou se você costuma usar roupa de cama e cobertores, leve um a mais e coloque por baixo como forro de cama.


A escolha das roupas também é um fator importante tanto para aguentar o frio como para compactar as malas que tendem a crescer nessa época e ocupar muito espaço nos porta-malas. Procure trocar as roupas de algodão que são pesadas e geladas por roupas sintéticas, como lã e “nylon”. A combinação desses dois, uma malha de lã por baixo e um casaco de “nylon” por cima é perfeita. Meias e tocas de lã também são ótimas para dormir.

Se o frio estiver muito forte, uma bebida como chá ou chocolate quente, alguns polichinelo antes de entrar no saco de dormir ajudam a elevar a temperatura do seu corpo. 

Não acenda fogueiras próximas às barracas nem dentro delas, parece estupidez falar, mas nunca se sabe, e lembre-se de apaga-la quando terminar para evitar um incêndio na mata. Os aquecedores também são perigosos porque a rede elétrica dos campings é feita para ligar lâmpadas. Aquecedores consomem muita energia e podem dar sobre carga e curto o que na melhor das hipóteses vai deixar o camping no escuro e na pior causar incêndios. 


As barracas são feiras de material sintético que pegam fogo muito fácil e muito rápido por isso tome todo cuidado ao acende fogões, lampiões e outros artefatos a gás dentro da barraca. Se tiver a opção de usa-los fora é melhor, e nunca durma deixando um desses aceso.

 Com esses detalhes básicos tenho certeza de que vocês terão boas noites de sono, no mais uma boa receita de chocolate quente, um vinho etc...ajuda muito a curtir o frio.