Slide Cabeçalho

Menu

12/01/2012

Acampamento e tempestades.

Olá todos. Feliz 2012!!!

Todo ano acompanhamos de forma impotente as tragédias causadas pelas chuvas e tempestades. Uma reportagem que assisti recentemente foi de uma tempestade, não me lembro do local, que teve mais de 1.400 raios. Pensando nisso resolvi escrever dicas sobre como agir se durante um acampamento você for surpreendido por uma tempestade.


 A prioridade sempre é a segurança, isso é indiscutível. Por isso em uma situação de perigo esqueça os bens matérias e trate de cuidar de você sua família e dos colegas campistas.

1º nunca se abrigue de baixo de uma árvore, principalmente se for uma árvore solitária em um lugar descampado ou no topo de um  morro, montanha, etc... É preferível se abrigar em uma mata densa como um bosque do que sob uma única árvore.

2º Se sua barraca estiver sozinha em um campo aberto, ela é um para raios em potencial principalmente se a estrutura for de algum tipo de metal, por isso deixe a barraca e vá se abrigar em outro local.

3º Se escolher abrigar-se dentro de um veículo, desconecte o sistema de ventilação e de ar condicionado. Correntes de ventos ajudam a conduzir a eletricidade.

4º Evite as correntes de ar e, pelo mesmo motivo, não corra durante uma tempestade de raios.

5º Procure refúgio no interior de edifícios, casas, automóveis, ônibus, caminhões, trens, barcos, desde que estejam fechados.

6º Fique longe de estruturas metálicas, como cercas, fios elétricos, trilhos de trem, antenas, etc.

7º Outro fator que deve ser observado é o chão. Quando chove muito a grama fica encharcada e a água é condutora, então por mais que você ache que todos os outros fatores foram conferidos e não existe risco lembre-se que o raio pode cair em outro lugar, mas pela água pode chegar até você.

8º Para quem esta acampando no meio do mato, se encontrar uma caverna pode e deve se abrigar dentro dela, mas fique longe da entrada.

9º Fique longe de rios, lagos e lugares com água.

10º Evite andar sozinho em lugar descampados quanto mais pessoas próximas umas das outras é melhor e não ande de bicicleta ou moto.

 Em um site blog para escoteiros (http://cafemateiro.wordpress.com), encontrei uma dica sobre posição de segurança. "Caso não exista nenhum lugar para se refugiar e você se encontre em um ambiente aberto, use a posição de segurança: pés juntos com os calcanhares levantados o máximo possível, de cócoras, com a cabeça entre as pernas e com as mãos tampando os ouvidos."


É isso ai pessoal, por hora é só.

Um grande abraço a todos.

Ricardo e Família.