Slide Cabeçalho

Menu

20/11/2011

MInha barraca minha cara - Atualizado em 19/11/2011

Olá pessoal.

Dando andamento ao espaço MINHA BARRACA MINHA CARA, segue mais fotos de novos amigos campistas e suas barracas, tiradas no último feriado de 15/11/2011 no camping Zé Roque em Joanópolis durante o 2º Encontro dos blogs campistas.

Aurélio, Adriana, Barbara, Henrrique e Miguel
Americana - SP
Barraca: Ozark Trail
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópolis - SP









Augusto e Patrícia
Sumaré - SP
Barraca: Coleman
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópolis - SP









André, Melina e Ohana
São Paulo - SP
Barraca: Quechua 2" XXL
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópolis - SP









Alexandre, Meire, Heloá e Maithê
Santo André - SP
Barraca: Quechua T4.2 XL Air
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópoli - SP









Miriam e Alesandro
São Bento do Sapucaí - SP
Barraca: Quechua T4.1
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópolis - SP









Roberta, Valderes, José Roberto e Alexandre.
São Paulo -SP
Barraca: Nautika Indy 5/6
Local da foto: Camping Zé Roque - Joanópolis - SP










Abraços a todos.

Ricardo e Família.

18/11/2011

2º Encontro dos blogs campistas 15/11/2011

Olá pessoal.

No último feriado do dia 15/11/2011 aconteceu o 2º encontro dos blogs campistas no camping Zé Roque em Joanópolis - SP. 

Nós chegamos  na sexta feira dia 11 e fomos recepcionados pela Cristina do camping, sempre atenciosa e cuidando para que tudo ficasse em ordem e calmo. O camping já estava com bastantes barracas. Um grupo grande chegou mais cedo e isolou uma boa parte do camping para eles o que causou um desconforto para os que chegaram depois, mas montamos nosso modesto chatô de campo e curtimos a noite que estava deliciosa.

O Sábado amanheceu lindo com um clima ameno e bem cedo as pessoas começaram  a sair de suas barracas e a movimentação foi aumentando. Tomamos nosso café e ficamos aguardando a chagada dos nossos colegas blogueiros. Mas o tempo passou e só a turma do Podinha (diário de barraca) apareceu. Mais tarde o Tih, do blog trips nature ligou e disse ter batido o carro no caminho e que teriam que voltar para casa (mas estão todos bem), e sentimos a falta do Zé Reynaldo blog dormir com um milhão de estrelas. Bem, mas nós estávamos lá e estava tudo muito bom, fizemos nosso churrasco e curtimos a estadia. Conhecemos novos amigos campistas e trocamos muitas histórias engraçadas de camping. 





















Abraços a todos.

Ricardo e Família

05/11/2011

Camping com crianças.



Olá pessoal, como vão?

Este outro dia, alguns amigos que já foram meus companheiros de barraca no passado estiveram aqui em casa para um churrasco e tivemos uma longa e nostálgica conversa sobre campismo, mas o que me chamou a atenção é como eles ficaram abestalhados com a quantidade de equipamento (tralha), que tenho hoje e comentaram que antigamente era apenas a barraca, o colchão e a mala de roupa. Isso me fez falar do porque dessa grande diferença, e sem dúvida o motivo principal chamasse família. 

Quando somos solteiros realmente a barraca, o colchão e a trocha de roupa resolve tudo, mas isso muda um pouco quando você arruma um(a) companheira(o), e muda muito mais quando vem os filhos.  Camping é muito bom, mas quanto tem crianças junto é mágico. A Malu (2 anos) já começa a ficar empolgada quando falamos pra ela que vamos acampar e eu início o processo de preparação. E lindo vê-la falando pra todo mundo “eu vou A – CAM – PAAAAA”.

E pensando nisso tudo resolvi escrever hoje sobre como é se preparar para uma acampada com crianças. Tudo começa com a escolha do lugar, pesquise, principalmente para quem viaja com bebês e crianças pequenas. Sempre procuramos escolher lugares com bastante estrutura de lazer como piscinas, parques aquáticos, play kids, parquinhos, passeios de barco, cavalo, jeep, salão de jogos, monitores e etc. Lembrem-se, criança entediada transforma seu dia num inferno. Pesquise em blogs de quem já foi quais os prós e os contras daquele camping, se necessário faça perguntas e tire suas dúvidas através dos blogs, não confie só nas informações dos sites eles muitas vezes não trazem informações completas ou 100% verdadeiras. Um exemplo clássico é quando o site diz que o ambiente é familiar e chegando lá é um imenso baile funk com vinte carros e seus  porta-malas abertos  tocando 20 tipos de músicas diferentes no máximo até às 5:00 da manhã. Atenção: lugar com muito jovem e galera acaba não sobrando espaço para as crianças.

Outro ponto fundamental é o tempo, acompanhe as previsões e não confiem em único site porque eles discordam entre si quase sempre. Se você não tem um equipamento que possa garantir um espaço e conforto em caso de chuva cuidado, pois manter uma ou mais crianças dentro de um iglu em um dia de chuva é tarefa para profissional. Mas muitas vezes a chuva aparece durante o acampamento, ai é interessante saber se no camping existem chalés para locação e o valor, assim você tem um plano “B” se a situação ficar fora do controle. Salões de jogos e play kids em locais fechados são ótimos refúgios na hora da chuva.

A escolha dos equipamentos e a preparação é uma tarefa prazerosa que deve ser dividida com as crianças, desde a compra da barraca (se for sua primeira vez), até na organização dos equipamentos. Deixe que elas arrumem seu pertences, suas mochilas, escolham as comidas que querem levar, deem palpites sobre cardápios, atividades e passeios. Mostre o site e os blogs com fotos do camping e deixe-as sonharem junto com a família, todos devem participar.

Chegando ao camping, distribua funções e tarefas conforme idade e capacidades, assim todos ajudam e não ficam nervos de ansiedade, crianças pequenas não aguentam esperar a hora de poder entrar na barraca, e por isso assim que estiver montada determine logo o local de cada um e deixe que elas organizem seu espaço. Sempre monte primeiro tudo o que for referente às crianças como o quarto, o colchão e etc.

A barraca deve ser resistente e ter telas mosqueteiras que devem permanecer sempre fechadas. Hoje todas as barracas oferecem portas duplas, uma de lona e uma de tela mosqueteira, assim pode-se deixar a de lona aberta e a de tela fechada para arejar. A tela é fundamental para protegê-las de insetos.

Repelentes e protetores de sol também são artigos fundamentais para um acampamento com crianças, mas tome cuidado, existem repelentes específicos para crianças menores de 7 anos e mesmo esses não devem ser usados por muito tempo e nem sob o sol, alguns repelentes podem queimar ao sol por serem oleosos, de preferência para o uso nos horários de pico dos pernilongos, ao escurecer.

A alimentação é outra questão crítica, criança quando esta empolgada na brincadeira esquece que tem que comer, tomar banho, dormir, etc., e quando a fome vem elas querem tudo pra ontem e ficam muito irritadas. Por isso se você optar por cozinha no camping, tenha os cardápios programados desde o café até o jantar. Quando estiver elaborando seu cardápio pense em opções de preparo rápido para esses momentos de fome extrema (Ex.: depois de passar o dia todo na piscina), se não até você preparar uma refeição mais elaborada as crianças vão te deixar louco e você vai encher elas de bolacha e salgadinhos, ai já era a boa alimentação. Frutas são excelentes opções para lanchinhos da tarde e nos verão evite comidas pesadas como frituras, feijoadas, etc.

Mais um item fundamental é uma boa caixinha de primeiro socorros, principalmente se o camping em que você for estiver longe de hospitais, farmácias e postinhos de saúde. Leve todos os remédios de uso habitual recomendado pelo seu pediatra e pesquise antes de sair o hospital mais próximo para emergências.

Os bebês exigem cuidados maiores, mas não deixe de acampar por isso pois o mercado oferece uma variedade de equipamentos para fazer dessa experiência um momento muito agradável. Evite deixar o bebê em contato com plantas. Crianças pequenas tendem a colocar tudo o que encontram na boca e muitas plantas podem ser venenosas. Se isso acontecer a primeira ação é provocar vómito colocando o dedo na garganta da criança e leva-la ao hospital.

Atenção: Nunca deixe uma criança dormindo dentro da barraca se ela estiver montada sob o sol. O calor gerado dentro de uma barraca exposta ao sol é igual ao de um carro. Isso pode desidratar e até levar a morte. Em dias quentes, coloque os colchões pra fora sob a sombra de uma árvore e deixe que as crianças durmam lá. Mesmo barracas que estejam montas na sombra, devem ser ventiladas nos dias quentes deixando as portas e janelas abertas.

Beba muito líquido e divirtan-se.

Abraços.

Ricardo e Família.