Slide Cabeçalho

Menu

29/06/2011

Comidinhas para acampar.

Olá todos. Como vão?

Hoje falarei sobre opções de comidinhas para se acampar. Claro que esse “post” serve para os campistas que gostam de preparar suas refeições e não de comer no restaurante do camping. Se bem que se sua estadia for longa, sempre é bom aproveitar uma refeição no restaurante ou no bar para mudar um pouco o cardápio.
Quando menino era difícil montar cardápios para os acampamentos, pois as opções de comidas práticas eram poucas, e moleque não sabe cozinhar, então passávamos a semana base de Miojo mesmo.
Para aqueles que pensam que acampar é comer miojo, miojo e mais miojo, tenho uma notícia. Dá sim para comer outras coisas. O mundo moderno e louco em que vivemos trouxe com ele uma mudança na alimentação das pessoas. Cada vez com menos tempo para cozinhar, os pratos rápidos e prontos passara a ser a melhor opção de refeições e com essa nova tendência diversas empresas lançaram linhas variadas de alimentos prontos.  Graças a esse momento da vida moderna nós campistas somos abençoados com uma enorme gama de produtos e marcas que tornam nossos acampamentos algo mais do que só Miojo...... Muito mais.

Uma delas com uma gama enorme de alimentos prontos e que não precisam ser refrigerado é a VAPZA (www.vapza.com.br).  Faz parte de seus produtos legumes (batata, beterraba, seleta de legumes, milho, mandioca, lentilha), carnes (Carne seca desfiada, frango desfiado e feijoada) e grãos (feijão branco, preto e carioca, canjica e soja). 


Outra boa opção para acampamento são os risotos, e ai você encontra as opções de risotos já prontos, que é só aquecer, ou aqueles “instantâneos”, que você coloca água e em alguns minutos no fogo ficam prontos. Nesse seguimento algumas marcas bem tradicionais são:
Panco – www.panco.com.br

 Tio João – www.josapar.com.br

 
Outra opção de alimentos rápidos bem tradicionais que não podemos esquecer são os tradicionais enlatados como as salsichas, feijoadas, e outros.
Bordon – www.jbs.com.br

            





O bom e velho macarrão nuca deve ficar de fora de uma lista de compras para o camping. Nesse seguimento também existem infinitas opções, desde o próprio macarrão e molhos diversos que você pode preparar como quiser, até opções instantâneas que basta você colocar água e ferver. Nesse seguimento é fácil encontrar muitas marcas entre elas:

Renata - www.selmi.com.br


Maggi - www.nestle.com.br

Para às noites frias uma sopa, um creme ou uma canja sempre vai bem, e novamente uma gama imensa de produtos e marcas estão à disposição nos supermercados para nos ajudar desde sopões até as individuais que você pode prepara facilmente com uma térmica de água quente e uma caneca.

Arisco – www.arisco.com.br







Knorr – www.knorr.com.br



E para terminar não podemos deixar de fora o tradicional churrasco. Uma pequena churrasqueira é muito prática e quebra o galho. Se você pretende ficar muito tempo, carnes não são uma boa opção para se manter sem uma geladeira ou freezer, mesmo que você coloque no gelo e troque diariamente a probabilidade de estragar e criar bactérias é muito grande (e ninguem quer passar o acampamento no banheiro né?). Por isso aconselho que o churrasco seja feito no primeiro dia, assim é mais garantido que a carne esteja boa. Uma boa opção são os espetinhos que podem ser comprados congelados e junto com uma boa farofa e um pãozinho faz a alegria da galera.
Aurora – www.auroraalimentos.com.br




Como eu disse antes, as opções são muitas, e as marcar são na maioria delas regionais. As marcar e sugestões à cima não são únicas, longe disso.
Espero que esse “post” sirva de inspiração para os “gourmets” campistas e abra o leque de opções para aqueles que nunca pensaram que se alimentar bem e com qualidade durante um acampamento é possível sim. E para aqueles que nunca foram acampar por não imaginar como seria se alimentar no camping, fica ai mais um motivo para agora vocês irem.
Um grande abraço a todos e até a próxima.

Ricardo.









11/06/2011

Cozinha para barracas.

Olá pessoal.

Tudo na vida muda. Como já falei antes, eu já fui do tipo de campista farrista, bagunceiro que incomodavam os outros, era jovem, solteiro sem compromisso com nada nem ninguém. Hoje numa faze de vida diferente minha prioridade é minha família, e por isso meu estilo de campismo tem que acompanhar minha vida atual. Antes uma barraca iglu, um colchão inflável e um fogareiro era o meu equipamento, mas com esposa e filhos (e muito mais feliz), hoje uma barraca grande, estruturada com dois dormitórios e uma área comum para poder ficar dentro nas noites frias e/ou de chuva é fundamental, sem contar mesa com cadeiras, suprimentos, churrasqueira, etc. Toda essa nova forma de campismo estruturada, me faz chegar ao assunto desse “post”. Nesse momento se faz necessário uma “cozinha” dentro da barraca. Algo onde possamos manter a organização, armazenar os mantimentos e cozinhar.

Então, essa semana fique usando de toda a minha criatividade e imaginação para desenvolver e depois construir uma mesa, ou bancada para ser uma cozinha dentro da minha barraca. Quando menino, eu tive uma mesa de madeira que se fechava como uma mala que ao ser aberta caia de dentro dela uma prateleirinha de dois andares para guardar os mantimentos. Eu tentei muito encontrar a foto de uma mesa dessas para postar aqui, mas não encontrei.

Continuando, depois de bolar como eu iria construir minha mesa, pensei, não é possível que ninguém tenha pensado nisso antes e que não exista mesmo nada nesse seguimento? E novamente me sentei em frente ao computador e pesquisei, pesquisei, pesquisei, e nada. Realmente não encontrei nada mesmo. Até que tive a idéia de fazer a pesquisa em inglês. Resultado, uma gama de mesas para cozinha em barracas. Modelos Americanos, Alemães, Chineses e Suíços. A cada nova mesa que eu encontrava ficava maravilhado, empolgado e chateado, pois é triste ver que o seguimento de equipamento para campismo no Brasil é ridículo perto do potencial natural e turístico do nosso país.

A única mesa que encontrei em um site brasileiro era da Colemam, e custava R$ 1.300,00.




Outros modelos são fabricados na China e tem uma variedade incrível. A seguir seguem alguns modelos e os fabricantes. Chamou-me muita a atenção uma empresa com o nome de Unicamp Outdoor Products, visto que mora em frente à Unicamp. Não sei se tem algo haver, mas vou investigar.












 Fabricantes:

Jiaxing Young Metal Products Co., Ltd., 
Huzhou Four Friends Articles For Tourism Use CO., LTD.
Unicamp Outdoor Products Co., Ltd.
Xiamen Journeys Import And Export Co., Ltd.
Hangzhou Sun-Focus Imp & Exp Co., Ltd.
Wuhan Campex Sports and Leisure Products Co., Ltd.
Zhejiang Jiaxin Commodity Co., Ltd.

Depois de ficarem todos com muita água na bacoca, vem a notícia triste. Esses são fabricantes na China e para comprar, você terá que importar um "container" inteiro. Eu encontrei alguma lojas nos Estados Unidos que vendem essas mesas e estou tentando contato para compra uma por correio. Depois conto de deu certo. 

Abraços a todos.

Ricardo.